Brincadeiras Indígenas
As brincadeiras indígenas são aquelas herdadas das culturas desenvolvidas pelos diversos grupos de indígenas do Brasil.
Objetivo:Reconhecer as semelhanças e diferenças da infância em outras culturas; respeitar e valorizar a diversidade cultural.
Brincadeiras:
Perna de pau dos Xavante
Crianças, de uma maneira geral, adoram mostrar o quanto são grandes e fortes. Vivem fazendo gestos que aumentam seus tamanhos e forças.
Talvez tenha sido através desse desejo que a perna de pau foi parar nas pernas de tantas crianças pelo mundo.
Foto: Renata Meirelles
Figuras de barbante
Os Kalapalo, que vivem no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, também conhecem esta brincadeira que é chamada de Ketinho Mitselü. Utilizam um fio comprido feito da palha de buriti trançado e amarrado nas pontas. Entrelaçam rapidamente o fio com os dedos e formam diversas figuras.
Corrida com Toras
A Corrida de Tora é uma prova de resistência e demonstração de força. Em algumas etnias, a tora representa o sagrado, e, no fim da disputa, é realizado um ritual de dança em volta da tora. Esse esporte é praticado por muitos povos. Para a brincadeira adaptada , é possível utilizar, para simular a tora, cano de PVC, bobina de tecidos, galhos leves ou qualquer material que possa ser carregado pelos participantes. Duas pessoas (ou duas equipes) devem correr um percurso combinado, carregando a tora sobre o ombro.
Imagem da Internet .
Nenhum comentário:
Postar um comentário