Brincadeiras da cultura indígena.
Heiné Kuputisü
Popular entre o povo Kalapalo, no Alto Xingu (Pará), essa brincadeira de resistência e equilíbrio desafia os jogadores a atravessarem um trecho demarcado em um pé só. Ganha quem for mais longe sem usar os dois pés — e nada de trocar de perna no meio do caminho!
Tatu
Tatu, como é conhecida a brincadeira entre os Xavante, também é chamada de Arranca Mandioca. Uma criança senta no chão e agarra um tronco ou poste com os dois braços e as outras se seguram às crianças da frente da mesma maneira, enfileiradas. O desafio é que uma das crianças, de pé, tente arrancar todas as mandiocas, isto é, os outros jogadores, de sua posição. Aqui, vale tudo: força, estratégia e até cócegas.
Guaraná
Duas pessoas ou times, de frente um para o outro, devem adivinhar onde está a semente de guaraná, que pode ser substituída por outras sementes, pedras ou bolinhas. Quem estiver com a semente na mão começa dizendo: – De onde vem? E o diálogo segue assim:
– Do Pará.
– O que trazes pra mim?
– Guaraná
– Então mostre já!
Quem estiver com a semente mostra as mãos fechadas. A outra pessoa precisa adivinhar em qual mão ela está. Se acertar, sai correndo para tentar pegar o dono do Guaraná. Se errar, ele será o perseguido.
Peteca
- Número de participantes: 2, no mínimo
- Objetivo: não deixar a peteca cair no chão.
Para aumentar a diversão, a peteca pode ser confeccionada pelos próprios alunos e fica ao critério do professor os materiais a serem utilizados, que podem ser: jornal, areia, pedras pequenas, tecidos coloridos e barbante.
Cabo de guerra
- Materiais utilizados: corda longa e reforçada; giz para riscar o chão.
- Número de participantes: 2, no mínimo
- Objetivo: puxar a corda com força para o lado que está.
- Quando começar, a ideia é fazer com que os adversários ultrapassem a linha do chão. Para isso, utiliza-se bastante força para puxar a corda. O grupo vencedor é aquele que conseguiu puxar com maior força e trazer o grupo de adversários para perto.
Gavião e passarinhos
- Materiais utilizados: giz para desenhar
- Número de participantes: 3, no mínimo
- Objetivo: para os passarinhos (tentar não ser pego pelo gavião); para o gavião (pegar os passarinhos)
Primeiramente, desenha-se uma grande árvore no chão com galhos condizentes ao número de participantes. Cada um ficará em um galho e uma criança é escolhida para ser o gavião.
Quando começar a brincadeira, cada passarinho vai fazer o movimento de bater asas, e pode também cantar e assobiar com o intuito de distrair o gavião. Já o gavião, estará atento para pegar cada passarinho que estiver fora do galho.Cada criança que for pega pelo gavião sai da brincadeira até sobrar somente uma, a vencedora.
Briga do galo
- Materiais utilizados: nenhum
- Número de participantes: 2
- Objetivo: fazer o adversário se desequilibrar e colocar os dois pés no chão
De braços cruzados e numa perna só, a criança tenta desequilibrar o seu adversário fazendo que ele coloque os dois pés no chão. Mas, para isso, pode usar apenas os ombros. O primeiro que conseguir vence.
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