OS QUATRO ELEMENTOS
Trabalhar os quatro elementos da natureza permite que a criança amplie seus repertórios, vivências e experiências naturais, enriquecendo o universo, exercitando os seus direitos e estabelecendo contato com os campos de experiência. Ao explorarem a natureza as crianças percebem suas características, fazem comparações, descobrem e identificam as sensações, aprendem sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar o meio ambiente. O fogo, especificamente, mobiliza e trabalha forças relacionadas ao entusiasmo, ao calor, ao sistema metabólico. Além disso, demonstra para a criança que confiamos nela, estimulando sua autonomia e autoconfiança. Cada elemento traz uma gama de atividades que podem ser desenvolvidas para toda faixa etária .
TERRA
As brincadeiras com a terra estimulam a curiosidade infantil. A criança quer investigar e conhecer o interior das coisas, aquilo que se encontra oculto. Daí as brincadeiras de cavar buracos profundos na terra ou areia para quem sabe chegar ao outro lado do mundo. Na areia as crianças são como arquitetos de grandes construções, podem erguer pontes e castelos, ser chefes de cozinha no preparo de bolinhos e comidas decoradas com folhas e flores.
ÁGUA
AR
FOGO
O fogo exerce fascínio nas crianças, suscita respeito e temor ao mesmo tempo. Diante de uma fogueira, as crianças se encantam com a dança das labaredas, com o estalar das madeiras e ao jogar gravetos nas chamas. Brincar com a sombra também é divertimento garantido entre elas, que correm na tentativa de pisar na sombra umas das outras projetadas no chão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário